Um desastre foi evitado por pouco nesta segunda-feira, 13 de janeiro, quando uma embarcação do modelo catamarã Emiray 888, que transportava 38 pessoas, afundou na costa de Phuket, na Tailândia. Mesmo em meio ao desespero da situação, a ação rápida da polícia local fez com que o resgate de todos os turistas e tripulantes fosse um sucesso.
De acordo com o noticiário local, o catamarã zarpou do Píer de Chalong, no distrito de Mueang, em Phuket, para uma viagem de um dia à Ilha Racha, mas a água do mar começou a infiltrar na embarcação já no final do trajeto, fazendo com que ela afundasse lentamente a 1,6 milhas náuticas ao norte do destino final.
O centro regional de resgate coordenou uma missão de emergência com autoridades e barcos de patrulha próximos. Lanchas e barcos de turismo de empresas vizinhas foram usadas para resgatar todos a bordo.
A bordo estavam 33 turistas chineses, dois guias turísticos e três tripulantes. Todos de colete salva-vidas, o que facilitou no resgate já que quando foram encontrados, alguns já tinham pulado ao mar.
Enquanto salvavam os turistas em alto-mar, a Polícia Turística, a Autoridade Portuária tailandesa e outras agências de turismo, se juntaram para fornecer os atendimentos necessários aos turistas afetados. De acordo com o jornal local Amarin TV, uma força-tarefa dedicada com intérpretes voluntários foi reunida no Píer de Chalong para auxiliar e tranquilizar os turistas resgatados.
Investigações já estão em andamento sobre a legitimidade da empresa de turismo e dos guias, com a polícia também em contato com o Consulado Chinês para mantê-los informados sobre o incidente.
ESMA lança “Princípios do Processo Civil Brasileiro”, livro escrito por autoridades do judiciário da PB |