O calor está insuportável na região Nordeste. Contudo, poderia ficar pior ainda. Isso porque o Brasil sofrerá uma nova onda de calor nos próximos dias. Para os nordestinos, a notícia boa é que a região está livre dessas intempéries adversas que vão chegar no país.
De acordo com previsões meteorológicas, uma massa de ar seco, resultante de bloqueios atmosféricos, é responsável por elevar as temperaturas em diversas partes do país, com os termômetros podendo registrar de 3ºC a 5ºC acima da média.
Essa condição climática, denominada de “Climatempo”, é causada por um sistema de alta pressão que forma uma massa de ar quente e seco, impedindo a formação de nuvens e a chegada de ar frio. Embora esses eventos sejam mais comuns durante o inverno, eles também podem ocorrer no verão, afetando principalmente o oeste do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo.
Outras áreas que também devem sentir os efeitos dessa onda de calor são os estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, além de parte de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Uma onda de calor é caracterizada pelo aumento das temperaturas em pelo menos 5°C acima da média durante um período de três a cinco dias. Esse fenômeno é resultado da circulação de uma massa de ar quente e seco em altas camadas da atmosfera, impedindo a formação de nuvens e favorecendo o calor intenso.
Helder adia anúncio do secretariado e ainda afirma que irá dialogar com os que não irão permanecer no 1º escalão |
Empréstimo Urgente! Rápido e Fácil: Conheça 4 Bancos que Liberam Crédito Pessoal em Até 24 Horas |