Quem nunca passou por uma crise financeira e viu sua vida se tornar um verdadeiro inferno astral com dívidas e contas se acumulando a cada vencimento? Nessa situação, não demora muito para ter o nome negativado no temido SPC/Serasa e ver seu score de crédito despencar rapidamente diminuindo seu poder de compra.
Foi pensando nisso que o alt.bank criou uma linha de crédito para atender clientes desesperados que estão com o score baixo ou o nome sujo em órgãos de proteção ao crédito. O objetivo da fintech é dar um fôlego financeiro para esses consumidores que tiveram sua vida desorganizada pelos mais diversos imprevistos
A novidade que leva o nome de “construtor de creédito”, permite que o consumidor utilize o cartão de crédito por intermédio de um depósito de garantia. O limite será definido pelo próprio correntista, através de um valor depositado na conta digital.
O diretor-geral da fintech no Brasil, Fábio Silva, falou sobre essa nova funcionalidade. “A função ‘construtor de crédito’ serve para as pessoas com restrição de acesso ao crédito construírem uma história de crédito ao mesmo tempo em que usam o produto. Além disso, o dinheiro guardado rende 100% do CDI diariamente, o que ajuda a pessoa a construir também sua riqueza”, destacou.
Limite dinâmico de crédito
Foto: divulgação
Uma outra função é o “limite dinâmico de crédito”, onde o próprio cliente pode atualizar diariamente o limite de crédito, de acordo com sua vida financeira.
“O limite de crédito dinâmico ajuda muito a pessoa a ter responsabilidade financeira. Não é só ela que determina quanto quer de limite. Temos algoritmos baseados em inteligência artificial e machine learning que aprendem, com o tempo, o perfil de comportamento da pessoa e, cruzando com outras informações sobre ela, ajudam a definir o limite adequado àquele momento que está vivendo”, complementou o diretor-geral.
A instituição financeira alerta que não é possível escolher as duas modalidades simultaneamente. Porém, a expectativa da fintech é que os clientes que utilizem o serviço “construtor de crédito” possam o mais breve possível passar para o “limite dinâmico de crédito”.
“Ao pagar o cartão integralmente todos os meses e acumular rendimentos – em vez de pagar taxas predatórias – ajudamos na saúde financeira de nossos clientes e de suas famílias”, informou o fundador do alt.bank, Brad Liebmann.