Você já passou por uma situação em que não consegue obter empréstimo ou isenção de cartão de crédito? Se assim for, é muito provável que sua pontuação seja baixa, certo? Uma pontuação de crédito é a pontuação concedida pelas instituições financeiras quando elas podem avaliar um perfil de consumidor, que é criado de acordo com a data de pagamento.
Ao negligenciar o pagamento de contas, dívidas pendentes ou com o nome negativo nas instituições de crédito, o score do consumidor acaba caindo e diminuindo. Assim, situações que envolvem a concessão de crédito acabam sendo obstruídas e, por vezes, totalmente recusadas.
Por outro lado, ter uma pontuação alta permite que os cidadãos tenham cartões de crédito, limites mais altos e empréstimos que são emitidos com mais facilidade. Curioso para saber como aumentar o seu? Confira as dicas abaixo.
O resultado vai de zero a mil. Quanto mais próxima uma pessoa estiver, melhor será a pontuação de uma pessoa. É claro que vale ressaltar que as empresas de proteção ao crédito – como a SPC e a Serasa – podem atribuir pontuações diferentes ao mesmo consumidor, mas o feedback é sempre muito semelhante.
Para obter uma numeração maior, é necessário estar atento aos critérios que as empresas utilizam para determinar o resultado em questão. Dentre eles, podemos destacar:
Informações financeiras atualizadas nos bancos;
Bom relacionamento com empresas credoras;
Pagar as contas em dia;
Não estar com CPF negativado;
Registros de créditos contratados, como cartões e empréstimos.
Um consumidor que tenha um bom comportamento nos tópicos mencionados, com certeza terá uma boa pontuação.
Descubra a sua pontuação
Na nota Serasa, a pontuação é dividida entre baixa, regular, boa e excelente. A classificação é determinada de acordo com as seguintes notas:
0 a 300 pontos: baixo;
301 a 500 pontos: regular;
501 a 700 pontos: bom;
701 a 1000 pontos: Excelente.
Para visualizar o resultado, visite o site da organização ou baixe o aplicativo Serasa Score disponível para Android e iOS. O resultado será exibido na tela principal do dispositivo quando a gravação for realizada na plataforma.