Nasa - Publicado em: 01/02/2025 09:04

Europa monitora asteroide recém-descoberto que poderá colidir com a Terra em 2032

Risco de destruir a Terra foi descartardo

Compartilhar

Foto da Notícia

Daqui a aproximadamente sete anos, em 22 de dezembro de 2032, um asteroide recém-descoberto poderá se aproximar da Terra e, caso sua trajetória se mantenha, ele pode colidir com o nosso planeta.

Porém, não há razão para pânico, pelo menos por enquanto. O asteroide, que tem entre 40 e 100 metros de diâmetro, tem apenas 1,2% de chance de atingir a Terra, segundo anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), que está monitorando o objeto de perto.

Chamado de 2024 YR4, a ESA está acompanhando sua trajetória desde a sua descoberta, em 27 de dezembro de 2024, por meio do telescópio ATLAS, localizado no Chile.

Logo após ser identificado, os sistemas automáticos de alerta calcularam a chance de colisão, que inicialmente parecia muito pequena.

Apesar disso, desde janeiro a agência vem realizando observações prioritárias do astro com telescópios ao redor do mundo para entender melhor o tamanho do asteroide e a trajetória que ele seguirá nos próximos anos.

Nos próximos meses, o monitoramento vai continuar com telescópios mais potentes, incluindo o Very Large Telescope (VLT), observatório localizado na montanha Cerro Parana, no Chile

Mesmo assim se, até 2028, o risco de impacto não for completamente descartado, o asteroide provavelmente continuará na lista de riscos da ESA.

A agência afirma ainda se o risco permanecer acima de 1% nos próximos anos, dois grupos internacionais, o IAWN (Rede Internacional de Alerta de Asteroides) e o SMPAG (Grupo Consultivo de Planejamento de Missões Espaciais), poderão começar a coordenar ações de resposta, como desenvolver estratégias para mitigar os possíveis efeitos de um impacto ou até planejar missões para desviar o asteroide.

PUBLICIDADE
LetraAagência

ConstruLAR

Sidney

Mareni


NOTÍCIAS