Em média, segundo a instituição, o Hemocentro Coordenador de João Pessoa está registrando cerca de 100 doações por dia. No entanto, para manter os serviços de transfusão em 40 hospitais no estado, incluindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e leitos de planos de saúde cadastrados, são necessárias pelo menos 180 doações diárias.
"Os pacientes que precisam só conseguem graças à generosidade de quem doa. Nessa época do ano temos uma grande preocupação, pois com os perÃodos festivos, as férias e a incidência de viroses e dengue, a tendência é diminuir os estoques ainda mais. Falta doador, mas a demanda de sangue é constante e por isso é importante que a população faça a doação para garantir o estoque“, pontuou a diretora-geral do Hemocentro da ParaÃba, Shirlene Gadelha.
Para garantir a segurança de todos os envolvidos, o doador deve atender aos seguintes requisitos: ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis), pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e apresentar documento oficial com foto.
O Hemocentro da ParaÃba oferece diversos pontos de coleta em todo o estado. Confira os principais locais:
Além disso, o Hemocentro disponibiliza uma unidade móvel de coleta, que realiza ações itinerantes em diversas cidades. Para solicitar, basta enviar um e-mail para hemocentrodaparaiba@yaho bjo.com.br.